Blog vb

11 de set de 20183 min

As 5 maiores vantagens de oferecer benefícios para funcionários

Atualizado: 22 de out de 2019

A competitividade e a exigência fazem parte do cenário do mercado atual. Em meio a esse clima desafiador, se torna cada vez mais difícil para os colaboradores de uma empresa realizarem as suas funções com excelência quando não há perspectiva nem a motivação necessária. É justamente pensando nisso que cada vez mais organizações vêm percebendo as vantagens dos benefícios.

É fato que as empresas atuais estão focando em estratégias que promovam o bem-estar e a qualidade de vida do empregado — e, para isso, nada melhor que oferecer benefícios aos funcionários. A seguir, confira 5 vantagens que essa prática pode gerar tanto para o negócio quanto para os colaboradores!

1. Mantém os colaboradores motivados

Colaboradores que não possuem incentivos reais para realizarem seus trabalhos, definitivamente, não entregam resultados. Já aqueles que se encontram motivados tendem sempre a darem o melhor de si.

Pode até parecer algo corriqueiro, mas até mesmo um cartão de alimentação pode ser um dos motivos atraentes para que alguns funcionários se sintam mais felizes em seus cargos.

2. Melhora a saúde dos funcionários

Os benefícios não servem apenas para motivar os colaboradores. Eles também são meios de melhorar significativamente a saúde do trabalhador.

A exemplo disso podemos citar o vale-alimentação e o vale-refeição, que permitem que o colaborador possa fazer compras de gênero alimentício em supermercados e outros estabelecimentos, no primeiro caso, ou realizar suas refeições em restaurantes e outros locais similares, no segundo.

Tendo os insumos necessários para se alimentar de forma balanceada e adequada, a saúde do colaborador agradece. O mesmo acontece quando a empresa oferece planos de saúde e assistência odontológica de qualidade.

3. Aumenta a produtividade dos times

Quando os colaboradores de uma empresa são motivados, os resultados na produtividade são explícitos. Ao contrário do que se possa imaginar, oferecer apenas um bom salário não é garantia de satisfação. Os benefícios, por exemplo, quando oferecidos levando em conta as necessidades e anseios dos funcionários, podem ser atrativos eficazes na motivação das equipes.

Se os funcionários enxergam nos benefícios um dos motivos para trabalhar todos os dias em uma determinada empresa e se sentem mais engajados com suas tarefas, eles certamente apresentarão aumento da produtividade.

4. Diminui a recorrência de faltas e atrasos

Faltas e atrasos recorrentes podem ser indicadores de que um problema está acontecendo em sua empresa. Pode ser que os seus colaboradores estejam desmotivados, fazendo com que qualquer situação se torne um motivo para se ausentar ou chegar tarde no trabalho.

Essa situação pode ser revertida com o oferecimento de benefícios, que além de servirem como um excelente incentivo para o funcionário ir trabalhar, contribuem para a saúde dos empregadores e até mesmo diminuem a recorrência de doenças.

5. Gera resultados positivos para a empresa

O oferecimento de benefícios contribui para a formação de um ambiente de trabalho saudável e adequado ao crescimento profissional, incentivando os funcionários a realizarem suas tarefas com qualidade e satisfação.

Quando isso acontece, os resultados da companhia são certamente transformados para melhor, uma vez que colaboradores que vestem a camisa da empresa tendem a ser mais produtivos e a entregar trabalhos de qualidade.

Como você pode perceber, as vantagens dos benefícios são muitas, tanto para o colaborador quanto para a sua empresa. Se você ainda não adota essa prática em sua companhia, considere as informações apontadas neste artigo e reverta agora mesmo essa situação!