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5 de fev de 20214 min

O futuro do trabalho é remoto: como o profissional pode se preparar?

Devido a pandemia do coronavírus, muitos impactos econômicos e sociais por conta do isolamento em prevenção a disseminação do vírus Covid-19 levaram empresas, indústrias e outros setores a mudarem o modelo de trabalho, dando cada vez mais espaço para o trabalho remoto.


 
O mercado de trabalho se vê bastante afetado desde início de março, quando começaram os primeiros casos da doença no Brasil.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destinada a apurar os impactos da pandemia (PNAD Covid-19), 8,6 milhões de pessoas estão trabalhando no modelo remoto, de suas casas. 31,1% dessas pessoas possuem um nível de instrução com Superior completo ou Pós-graduação.

Para te passar um panorama de como estão as contratações remotas no Brasil, convidamos a Abler para falar sobre as principais mudanças e desafios no setor e o que as empresas esperam do profissional que irão embarcar em uma experiência home office.


 
Os impactos da pandemia no mercado de trabalho


 
Desde o início do ano, muitas empresas acabaram demitindo funcionários, encerrando operações e alguns estabelecimentos até chegaram a fechar suas portas. Por outro lado, as oportunidades de teletrabalho e de vagas para trabalho 100% remoto aumentaram.


 
As empresas que não se adaptaram, não aderiram ao home office ou não mudaram seu modelo de negócios para o digital tendem a sofrer mais com os impactos da pandemia.


 
Fato é que estudos prevêem crescimento de 30% no modelo home office no Brasil após a quarentena, segundo dado das Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, do Infobase e Institute For Technology, Entrepreneurship and Culture, onde muitas organizações já preparam a implantação desse modelo a partir de 2021.


 
Como está a publicação de vagas remotas no Brasil?


 
Uma medida provisória (MP 927) foi publicada recentemente para validar legalmente o trabalho remoto durante o estado de calamidade pública.


 
Assim, organizações que até há pouco tempo trabalhavam de forma completamente presencial estão se virando nos 30 para aplicar os princípios da transformação digital.


 
Diversas áreas e segmentos de negócio foram afetados durante a pandemia, especialmente aqueles que demandam o atendimento presencial. Eventos, hotéis, turismo, indústrias, bares e restaurantes tiveram muitos cortes por todo o Brasil.


 
No início da crise poucos segmentos se mantiveram firmes e contratando, 90% das empresas que utilizam a abler para gestão de vagas optaram por pausar/cancelar os processos que estavam em andamento até ter mais clareza da situação que viria pela frente.


 
Passados 4 meses do início da pandemia, os mesmos (que estão principalmente nos segmentos de Consultorias de Recrutamento e Seleção, Varejo, Startups/Tecnologia, Industrial e Saúde) já estão retomando as contratações e estão com diversas posições em aberto. Confira:

  • 21% são para a área Comercial;

  • 10% para a área Operacional;

  • 10% são de Tecnologia;

  • 8% para a área Administrativa;

  • 5% para a área de Atendimento/Customer Success;

  • 5% para a área de Logística.

O restante das posições estão abertas nas mais variadas áreas de negócio, como RH, Marketing, Saúde, Financeiro/Contábil, Educação e outros.


 
Na Abler, houve um aumento significativo de abertura de vagas remotas em relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto de 2020 o mês fechou com 180 vagas remotas, isso é seis vezes mais que agosto de 2019. Confira abaixo:

Quantidade de vagas remotas na plataforma abler (processos que permitem home-office) por mês,
 
de janeiro de 2019 a 01 de setembro de 2020


 
Existem diversos portais de vagas de emprego divulgando empresas com vagas abertas para modelo 100% remoto. O legal disso é que tudo é feito de maneira digital, desde a entrevista, aplicação de testes, avaliações e até mesmo exames médicos.


 
Empresas e candidatos conversam sem sair de casa, respeitando o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


 
Qual é o perfil do profissional remoto?


 
Para entender o cenário do trabalho remoto no Brasil, a fintech Husky, entrevistou cerca de 700 profissionais que já adotam esse modelo de trabalho. Segundo a pesquisa, desses 700 trabalhadores, 54,4% trabalham com desenvolvimento de software, 9,2 com marketing, 9,5 são donos de um negócio próprio e 4,6 atua na área de vendas.


 
Outro dado levantado pela pesquisa foi em relação ao tipo de contrato, onde 43,8% são PJ (pessoa jurídica) e 56,2% pessoa física (destas, 35% possuem carteira de trabalho registrada CLT).


 
Curiosamente, a pesquisa revelou que 31,2% dos entrevistados dizem que não há um escritório para ir e 20,1% afirmam que, apesar de existir um espaço físico, não precisam comparecer.


 
O futuro do mercado de trabalho também é híbrido, no qual é permitido que o colaborador faça home office em alguns dias da semana e vá para a empresa em outros.


 
Como o profissional pode se preparar para a nova maneira de contratar?


 
O recrutamento online tende a ganhar cada vez mais espaço no departamento de recursos humanos. Entre outras tendências do recrutamento e seleção estão o trabalho remoto, a inteligência artificial, employer branding, triagem online e as entrevistas em vídeo.
 

 
Neste cenário, é muito importante ressaltar também que as companhias começarão a observar competências comportamentais relacionadas ao trabalho remoto. Entre elas estão a resiliência pessoal para lidar com um período de incerteza, capacidade de adaptação, trabalho em equipe, organização etc.
 

 
Entrevistas em vídeo


 
Essa etapa era opcional, no entanto, com a pandemia ela tornou-se indispensável. Por esse motivo, a entrevista em vídeo deve ser bem planejada, tanto pela pessoa que irá entrevistar, quando pelo candidato.


 
Podem ser feitas entrevistas em grupo ou individuais. Para o recrutador, é possível analisar vários aspectos de personalidade, nervosismo, e fazer análise de emoções por vídeo, então é importante que o candidato esteja preparado e tranquilo para se sair bem. Estudar a empresa, o que ela faz, seus valores e a missão são imprescindíveis para avaliar um candidato que se preparou e demonstra conhecimento do lugar que deseja trabalhar.

Fonte: querobolsa.com.br