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Terceirização da folha de pagamento. Como escolher um fornecedor?

Atualizado: 22 de out. de 2019


folha de pagamento

A terceirização da folha de pagamento, como ocorre com qualquer outra atividade de uma empresa, não é uma estratégia desconhecida, tendo ganhado força nos últimos tempos.

A terceirização é um tipo de atividade que já congrega mais de 13 milhões de trabalhadores em todo o Brasil e, dessa forma, algumas empresas já terceirizam desde a recepção e o atendimento ao cliente, até atividades administrativas internas.

Alguns empresários, no entanto, ainda carregam dúvidas sobre esse tipo de contrato, uma situação bastante normal, já que se trata de oferecer serviços dentro da própria empresa para terceiros. Assim, por exemplo, o empresário pode ter dúvidas com relação às empresas contratadas ou mesmo se deve ou não contratar empresas diferentes.

O que é a terceirização da folha de pagamento?

A terceirização da folha de pagamento é um sistema de trabalho em que uma empresa contrata outra, normalmente especialista na área de contabilidade e folha de pagamento, para executar essa tarefa necessária para o bom andamento da contratante.

A empresa que contrata os serviços fornece todas as informações sobre a folha de pagamento necessárias para sua execução e, no final do mês, só precisa conferir os dados para verificar se tudo está dentro dos padrões.

Contudo, para a empresa contratante, é necessário encontrar um fornecedor de qualidade, já que não pode haver qualquer tipo de problema com relação à folha de pagamentos, com a preservação de dados e com a confidencialidade das informações.

A terceirização da folha de pagamentos, como de outras áreas ligadas a Recursos Humanos, é uma decisão que exige, obrigatoriamente, uma grande dose de confiança na empresa contratada, uma vez que, além de se tratar de uma atividade essencial para a empresa, está sendo desenvolvida por profissionais que estão alheios ao dia a dia das atividades.

No caso de a empresa prestadora de serviços não oferecer máxima qualidade de atendimento, oferecendo serviços com tecnologia de ponta, a empresa contratante poderá ser seriamente prejudicada.

No entanto, quando a prestadora de serviços conta com sistemas de automatização de processos e um histórico de sucesso com a terceirização da folha de pagamento e com outras atividades, demonstrando eficiência e qualidade, a contratante poderá ter mais tranquilidade, economizando recursos e garantindo uma folha de pagamento sem falhas.

Escolhendo o fornecedor para a terceirização da folha de pagamento

Como todas as empresas se colocam como a melhor solução para a terceirização da folha de pagamento e outros tipos de serviço, cabe ao empresário pesquisar e investigar para constatar a veracidade das informações.

Alguns cuidados precisam ser tomados para certificar-se de que a empresa poderá oferecer serviços de qualidade.

1. Histórico da empresa prestadora de serviços

Em primeiro lugar é necessário verificar o histórico da empresa que está oferecendo os serviços, avaliando seu tempo de atuação no mercado, o número de clientes atendidos e, principalmente as avaliações feitas por esses clientes.

Esse ponto deve ser analisado com bastante critério, uma vez que o cliente que teve qualquer tipo de problema não vai se eximir de criticar, ao mesmo tempo em que o cliente bem atendido, sempre irá elogiar.

2. Suporte oferecido pela prestadora de serviços

A terceirização da folha de pagamento precisa ter suporte de tecnologia para que possa oferecer todos os benefícios que a contratante está esperando. Nesse caso, é importante analisar se a prestadora de serviços conta com avançados sistemas de automação que lhe permitam uma gestão detalhada e consistente.

Além disso, é necessário também verificar se as ferramentas são completas e se atendem às necessidades operacionais da contratante.

3. Pessoal contratado e suas qualificações

A empresa que vai assumir a terceirização da folha de pagamento deve garantir a qualificação de seu próprio pessoal. Para isso, é preciso apresentar o currículo resumido desses profissionais, com sua formação e qualificação, principalmente com relação à legislação mais recente.

4. Atendimento e feedback

A empresa prestadora de serviços deve oferecer todas as opções para agilizar o atendimento da contratante. A contratante deve verificar se essas opções se adequam às suas necessidades e se trarão benefícios para a continuidade de seus negócios.

Escolher um bom fornecedor para obter bons resultados

Com a devida atenção a esses ângulos, o empresário terá mais confiança na terceirização da folha de pagamento, escolhendo uma prestadora de serviços com pessoal totalmente preparado e oferecendo sistemas que possam garantir os resultados, mantendo a integridade dos dados, estruturação nos processos e total capacidade de gerenciamento das operações.

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