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Impactos da Reforma Trabalhista para as empresas

Atualizado: 22 de out. de 2019


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A Reforma Trabalhista está vigente desde o final de 2017 e o assunto gerou muita discussão sobre os impactos para os trabalhadores. Mudando a ótica, este post propõe um olhar sobre os impactos para as empresas, especificamente para as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. A relação destes departamentos com a CLT é inquestionável. Aliás, o surgimento histórico de ambos tem laços estreitos com a Lei do Trabalho. Logo, é senso comum de que a Reforma Trabalhista provoque um grande impacto nestes setores das empresas. Por isso, a ideia aqui é discutir as necessidades decorrentes do impacto e seus diferentes níveis de profundidade.

De imediato, foi preciso entender as variações entre a lei anterior e atual para adaptar processos e decisões. Além das questões práticas, o momento da transição pode gerar um impacto estratégico importante nas empresas. Em um nível básico, as mudanças são reconhecidas e aplicadas. Em um nível médio, há atenção para possibilidades de melhoria com a mudança. Porém, em um nível avançado, a transformação é ampliada por meio do aproveitamento e criação de oportunidades para avanço gerencial.

Exemplos do impacto da Reforma Trabalhista na prática

Provavelmente, todas as empresas e seus respectivos RHs e DPs tomaram ciência de que a nova CLT regulamenta o modelo Home Office. Quem foi além e observou as mudanças como potenciais melhorias, estudou se as vantagens da aplicação do trabalho à distância seriam inteligentes para a empresa. Se haveria redução de custos, quais colaboradores teriam um modelo de atuação viável à distância, quais os impactos em gestão do espaço com menor necessidade de posições de trabalho, etc.

Outro aspecto que pode clarear o entendimento sobre a amplitude dos impactos da Reforma Trabalhista é o aumento da complexidade gerencial. Uma característica percebida na visão geral é a ampliação de possibilidades de contratos de trabalho, de rescisão e até fracionamento de férias. Para o RH e para o DP isso significa um aumento nas variações de gerenciamento, que pode ser positivo ou negativo. Até porque a lógica é simples, se há mais opções de caminhos a seguir, processos e tecnologias precisam acompanhar a evolução. Sob este viés, os impactos à empresa, ao RH e ao DP podem provocar atividades adicionais, mas em contrapartida, também podem funcionar como válvulas propulsoras para transformações orientadas pelas estratégias do negócio. Basta decidir se o impacto será sentido ou se será refletido.

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