top of page
  • E-commerce news

Folha de pagamento: 5 motivos para terceirizar

Atualizado: 22 de out. de 2019


Em um negócio, nem sempre as questões estratégicas para aumentar competitividade e ter sucesso são as atividades mais importantes. Questões de gestão burocrática também são de extrema relevância para que uma empresa continue crescendo. Nesse contexto, a folha de pagamento entra como uma das principais operações a serem executadas pela organização.

terceirização de folha de pagamento

A folha de pagamento, em resumo, é o conhecida “holerite”, ou seja, um documento que apresenta todas as informações trabalhistas de cada funcionário, para que pagamento líquido e bruto sejam calculados. Esse cálculo, no entanto, não é simples e necessita de um conhecimento avançado da área de Recursos Humanos sobre leis trabalhistas e noção matemática financeira.

Extremamente relevante, a folha de pagamento pode ser usada como comprovação de salário e benefícios, já que apresenta todos os registros financeiros do funcionário na empresa.

No Brasil, a folha de pagamento é considerada uma obrigação e adotar um bom sistema para deixar toda a documentação organizada é fundamental para qualquer negócio. Diante disso, muitos negócios buscam terceirizar a folha de pagamento e há cinco motivos que comprovam essa vantagem:

01- Serviço especializado

Organizar todos os documentos e informações necessárias para elaborar a folha de pagamento dos funcionários demanda tempo e não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, diversas organizações optam por terceirizar esse processo, entregando o serviço para uma empresa qualificada e especializada nesse tipo de tarefa.

02- Redução de custos

Quando uma organização realiza o processamento da folha de trabalho internamente, ela precisa contratar funcionários para essa atividade ou ter um departamento específico para essa finalidade. Ao terceirizar o serviço, a operação se torna, relativamente, mais barata, já que a empresa a ser contratada já possui capacidade comprovada de executar a tarefa e não há a necessidade de novos gastos com pessoal.

03- Aumento da eficiência do RH

Ao repassar o serviço da folha de pagamento para terceiros, o RH tem uma otimização de tempo e aumento de eficiência, visto que pode direcionar seus esforços em outros assuntos relacionados à gestão de pessoas e não mais à elaboração da folha.

04- Segurança de dados

A partir do momento em que a folha de pagamento é realizada internamente, há o risco iminente de roubo de registro e de dados por funcionários que não estão aptos a ter esses dados. Ao terceirizar esse serviço, então, a segurança aumenta, pois todas as informações são armazenadas em um sistema de alta segurança, com criptografia adequada para manter tudo no mais alto sigilo.

05- Garantia de conformidade com a lei

O cálculo da folha de pagamento depende de conhecimento em leis trabalhistas e qualquer erro pode ocasionar em auditorias, penalidades e processos judiciais. Por conta disso, a terceirização permite que uma equipe qualificada faça o cálculo sem erros, garantindo a precisão de todas as informações.

Conheça as soluções para Folha de Pagamento da DBS Partner aqui.

bottom of page