O aprendizado contínuo é imprescindível para a vida, — tanto para o contexto pessoal quanto para o profissional. Isso fica ainda mais evidente quando pensamos que os conhecimentos adquiridos podem nos ajudar a lidar melhor com determinadas situações, executar um bom trabalho, tomar decisões mais acertadas, aprimorar nossos relacionamentos interpessoais, entre outros benefícios.
O profissional de RH, por conduzir um setor tão essencial ao funcionamento de qualquer negócio, necessita do lifelong learning (aprendizado por toda a vida) não só para aprimorar processos, como também para praticar autoreflexões, a fim de desenvolver suas habilidades.
Pensando nisso, reunimos, neste artigo, 6 livros sobre gestão de pessoas que todo profissional de RH precisa ler.
1. Grandes Decisões Sobre Pessoas
O autor desse livro é nada mais nada menos que o líder, palestrante internacional e especialista em hunting Claudio Fernández-Aráoz, — classificado pela Business Week como um dos consultores de pesquisa de executivos mais influentes do mundo. Em sua obra, Fernández explica por que as decisões sobre pessoas são importantes, porém, difíceis de ser tomadas.
Por isso, o livro reúne conceitos teóricos e práticos, que servem como guia para gestores e profissionais de RH de qualquer empresa. O autor ainda dá dicas sobre como dominar o tema e, assim, obter sucesso na carreira.
2. Descubra seus Pontos Fortes
Donald O. Clifton (empreendedor, escritor e psicólogo) e Marcus Buckingham (pesquisador e especialista em talentos), juntos, criaram esta obra que tem tudo para transformar pensamentos e atitudes ligadas à gestão de pessoas. O livro expõe que várias empresas ainda não reconhecem, nem valorizam os pontos fortes dos seus colaboradores e focam apenas naqueles fracos, — o que é uma das grandes causas para os altos níveis de rotatividade.
Os autores, ainda, mostram como é possível direcionar recursos em tempo e dinheiro para investir no desenvolvimento dos colaboradores, desenvolvendo competências e aprimorando qualidades. Acredite: o retorno dessa estratégia é positivo e vem a curto prazo.
3. “Como dizer?” A Arte de Dar e Receber Feedback
O feedback é uma das ferramentas mais poderosas da gestão de pessoas. Por meio dele, o colaborador recebe um retorno sobre o trabalho desenvolvido — críticas, elogios, reconhecimento etc. No entanto, o que muitos gestores ainda não entendem é que a maneira como o feedback é conduzido faz toda a diferença para a sua eficácia.
Por esse motivo, esse é um dos livros sobre gestão de pessoas que todo profissional de RH deveria ler. A obra da escritora Eliane Pita tem como objetivo desmistificar a ideia de que o feedback é sempre algo negativo, mostrando como ele é valioso quando se torna parte da cultura organizacional e é feito de acordo com as melhores práticas. Imperdível!
4. Comunicação Não-Violenta
Essa obra de Marshall Rosenberg, autor e PHD em Psicologia, é uma verdadeira agente de transformação, pois permite que os gestores e profissionais de RH coloquem em prática a metodologia criada pelo escritor. Trata-se de uma estrutura voltada para aprimorar relacionamentos interpessoais, — o que é importantíssimo para quem trabalha com gestão de pessoas —, e, assim, evitar conflitos.
Por meio de uma linguagem didática, Rosenberg mostra como a comunicação explosiva, ou violenta, traz consequências negativas em diversos contextos, principalmente, no meio corporativo. Além disso, a autora sugere práticas que colaboram com o autodesenvolvimento do leitor, permitindo que ele aplique técnicas valiosas em seu dia a dia.
5. Competência – A Chave do Desempenho
Cecilia Whitaker Bergamini, mestre, doutora e livre-docente em Administração de Empresas, é a autora desse livro, que é uma das mais influentes obras sobre gestão de pessoas. Isso porque ela foca em mostrar como os recursos da competência individual são elementos essenciais para o diferencial competitivo entre organizações.
Trata-se de um manual valioso para gestores e profissionais de RH, já que mostra como o desenvolvimento do capital humano está diretamente ligado ao sucesso empresarial. Afinal, investir no público interno garante retenção de talentos, entre demais benefícios. Vale a pena conferir!
6. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Para fechar a lista, temos esse best-seller de Dale Carnegie, escritor e orador norte-americano. Nele, o autor explica como cultivar bons relacionamentos no meio corporativo é um dos pilares para uma gestão de pessoas efetiva. Além disso, ele destaca habilidades importantes para a prática do networking.
Como o livro inicial, apesar de atemporal, tem mais de 75 anos, foi lançada uma nova edição com o título “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Era Digital”. Nesta versão, são adicionados temas pertinentes à atualidade, como o impacto da internet e das redes sociais na comunicação.
Esses foram os 6 livros sobre gestão de pessoas que você precisa conferir. Adicione-os agora mesmo em sua lista de leitura e lembre-se de que conhecimento e crescimento caminham lado a lado.
Fonte: Blog VB
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