top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Aplicativo para conferência: 7 opções para fazer chamadas de vídeo

Atualizado: 31 de mar. de 2020

Zoom, Hangouts e Skype têm opção de fazer videoconferência grátis para realizar reuniões online com o celular



videoconferencia

Ferramentas de videoconferência estão em alta devido à implementação do home office como medida de segurança ao novo coronavírus. Aplicativos como ZOOM Cloud Meetings, Hangouts Meet e Microsoft Teams são alguns que apareceram na lista de apps mais baixados da App Store ou da Google Play Store na última semana. Os aplicativos de fazer vídeo chamadas possibilitam videoconferências com mais de dois integrantes, com recursos como compartilhar a tela, desenhar ou usar filtros durante a conversa.


A lista a seguir traz sete opções de apps de conversa para fazer chamada de vídeo online por celulares Android ou iPhone (iOS). Vale ressaltar que, para fazer uma videoconferência de boa qualidade de áudio e de imagem, é recomendado que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi, para assegurar uma transmissão estável via Internet. Caso não assegure uma velocidade apropriada, o uso da rede móvel de dados, por vezes, pode interferir nesse processo. 1. WhatsApp O aplicativo de chamada WhatsApp traz a função “Chamada de vídeo” no celular para conversas privadas ou em grupos de até quatro participantes (saiba como fazer uma videoconferência no WhatsApp). O usuário deve selecionar os contatos desejados para a teleconferência coletiva.

É possível ter uma chamada em andamento e convidar outras pessoas para participarem dela. Durante a ligação, dá para desligar o vídeo e mantê-la somente por voz. Contatos bloqueados, ou que te bloquearam, não podem participar do mesmo chat. Para fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp Web pelo PC, por sua vez, é possível recorrer ao BlueStacks para emular a interface do celular e fazer o chat com a webcam. 2. Imo O Imo é um app para conversar focado em chamadas de vídeo, para celulares Android, iPhone (iOS), tablets e PCs com Windows. O chat aceita videochamadas, mensagens de texto, imagens e ligações de voz. As videoconferências por celulares podem acontecer nas conversas em grupo com várias pessoas ao mesmo tempo.

Imo apresenta uma vasta quantidade de figurinhas e de GIFs para usar durante as ligações. O app ainda traz uma ferramenta de pincel para escrever, com a opção de alterar as cores desejadas. Contudo, somente o Imo só aceita novos usuários convidados via SMS. 3. Skype O Skype é outro app focado em chamadas de vídeo online e gratuitas (mas há cobrança de taxas em ligações para celulares convencionais), que oferece um número de telefone para o usuário receber chamadas. Está disponível para Android, iPhone (iOS), Windows, macOS e Linux. Ele pode ser integrado ao Facebook e ao Windows Live ID.

A videoconferência no Skype traz alguns recursos extras, como o desfoque da tela de fundo durante uma chamada de vídeo e a ativação de legendas. Na modalidade “Reuniões do Skype”, é possível adicionar até dez pessoas a uma videoconferência. 4. Google Duo Uma das promessas do Google Duo é fazer chamadas por vídeo ainda que a Internet esteja lenta, como no caso de velocidade 2G. Evidentemente, quanto melhor a conectividade, melhor é a qualidade da ligação. Não há cobrança de taxas e ele pode ser instalado em dispositivos Android e iPhone (iOS).

O cadastro não requer a criação de uma conta Google, podendo ser utilizado por meio do número de telefone. O Google Duo não opera para videochamadas em grupo, então as videoconferências ocorrem somente entre duas pessoas. A interface simplificada do app durante as conversas oferece apenas as opções para alterar as câmeras traseira e frontal, selecionar a imagem que ficará maior na tela ou silenciar os microfones. 5. Hangouts O Hangouts está disponível para Android e iPhone (iOS) gratuitamente. O aplicativo que faz vídeochamadas possui uma interface simples e de fácil utilização, permitindo o bate-papo em vídeo com até dez participantes. Dá para adicionar os contatos nas videoconferências pelo nome, por e-mail ou via link compartilhado. Ademais, você pode enviar mensagens de texto em um chat disponibilizado durante a videochamada. Sua funcionalidade se estende a computadores por acesso via navegador. 6. Zoom Gratuito para Android e iPhone (iOS), o Zoom Cloud Meetings permite videoconferências de duas a 25 pessoas. Os participantes podem ser convidados por e-mail, por SMS e pelas redes sociais. Durante as chamadas, ferramentas permitem o compartilhamento de arquivos, de textos e de apresentações, tudo isso hospedado em nuvem.

Um recurso bastante útil do aplicativo de vídeo é o de compartilhamento da tela. O anfitrião da chamada também pode “bloquear o compartilhamento de tela” dos outros participantes, de modo a focar em um assunto específico durante as reuniões online. 7. HouseParty O aplicativo HouseParty permite a realização de chamadas de vídeo com até oito integrantes. Ele é gratuito e pode ser acessado por Android, iPhone (iOS) e macOS. Por ser focado em vídeos, ele não permite o compartilhamento de arquivos como fotos ou documentos.

Ao abrir o app, o usuário é indicado como online para outros contatos, que podem então entrar na sua sala de bate-papo a qualquer momento. Também é possível configurar para que seja necessário aprovar o ingresso de participantes na videoconferência. O que é possível é enviar bilhetes privados aos contatos desejados dentro de uma mesma conversa.




bottom of page