top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Conheça os benefícios mais inusitados que algumas empresas oferecem aos funcionários

Os tradicionais vale refeição, vale transporte, vale alimentação e plano de saúde não são mais suficientes


beneficios

Quando as startups pipocaram no Brasil, o tradicional conceito de benefícios aos funcionários mudou um pouco. Além dos tradicionais vale refeição, vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, a flexibilidade de horário, a cerveja e energético de graça e a possibilidade de levar o cachorrinho ou gato para o trabalho começaram a chamar a atenção de muitos brasileiros, especialmente os mais jovens.


Mas algumas companhias foram além e passaram a oferecer benefícios um tanto inusitados, como congelamento de óvulos, patinete elétrico e sala de meditação. A seleção foi feita pela plataforma de vagas de trabalho Glassdoor. Sala de meditação Diversos estudos mostram que a meditação traz benefícios para a mente e também para o corpo. Aumenta a concentração e a produtividade. Para empresas, oferecer meditação pode ser um ótimo benefício para seus funcionários (e para o seu balanço).

O Banco Votorantim é uma companhia que já tem disponível para seus funcionários durante todo o expediente não apenas a cabine de meditação, como também o programa completo de "mindfulness".

Quem quer meditar, pode ir à sala, onde há um tablet acoplado com programas de meditação com duração variada. A ideia é manter todo mundo zen para trabalhar melhor.

Patinete elétrico A moda dos patinetes e bicicletas elétricas pegou também as empresas. A empresa de tecnologia para gestão empresarial DOC88 oferece aos funcionários bicicletas e patinetes elétricos para eles usarem para ir a reuniões, visitar clientes ou almoçar. A ideia surgiu depois de ver que muitos colaboradores já usavam os equipamentos para se locomoverem de casa para o trabalho e vice-versa. Congelamento de óvulos Desde 2018, o Mercado Livre oferece às suas funcionárias a opção de congelarem seus óvulos para engravidar futuramente, caso desejem. A empresa custeia o procedimento para mulheres a partir de 33 anos e que estejam exercendo suas atividades na empresa por no mínimo um ano. A empresa financia até 70% do tratamento diretamente ao provedor escolhido pela funcionária, com um valor máximo a ser pago pelo Mercado Livre de US$ 5 mil.

Ao mesmo tempo em que oferece essa opção, a plataforma de comércio eletrônico também disponibiliza uma série de outros benefícios para acolher a mulher que decide ser mãe, como sala de apoio à amamentação na empresa e flexibilidade na jornada de trabalho no retorno da licença maternidade, que se estende pelos dois primeiros anos de vida da criança. Participação na sociedade Muito comum já entre startups, as pessoas que se destacam podem ganhar as chamadas "partnerships", que funcionam como um direito de, um dia, virar sócio da empresa. O objetivo é engajar os funcionários e fazer com que eles realmente se sintam donos do negócio.

Muitas empresas, inclusive de setores mais tradicionais, como comercialização de contratos de energia elétrica, também aderiram ao benefício. Mas na Comerc Energia, por exemplo, a possibilidade de virar sócio é mais direta e aberta a qualquer funcionário. E se algum sócio sai, sua participação é direcionada a atrair novos sócios. Hoje, a Comerc conta com 45 sócios, dos quais sete começaram sua carreira na empresa como estagiários. Para aqueles que não chegaram ao posto de sócio da companhia, existe um programa de participação nos lucros, disponível para todos os postos da companhia. Um analista, por exemplo, pode chegar a receber 6 vezes o valor de seu salário. Day off no aniversário dos filhos Muitas empresas dão aos funcionários um dia (ou meio dia) de folga no dia de seu aniversário. Mas não são muitas que também permitem que os colaboradores passem o aniversário de seus filhos com eles. Na farmacêutica japonesa Takeda, isso é possível. Para quem tem filhos e enteados com até 12 anos de idade, o dia de soprar velhinhas é um day off. A ideia é tornar essa data especial e facilitar a celebração em família. O resultado tem sido positivo, já que os pais e mães retornam às atividades mais motivados depois de um dia fora da rotina com os pequenos.



Fonte: Valor-Investe

bottom of page