top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

BPO Financeiro: benefícios da terceirização financeira para a empresa


BPO financeiro

A terceirização da área financeira pode parecer estranha para os empreendedores mais conservadores, afinal, até pouco tempo atrás, só se ouvia falar em terceirização de atividades como limpeza e manutenção. Porém, agora essa é uma possibilidade também para as áreas mais estratégicas dos negócios e o BPO tornou-se uma opção para qualquer área em que os gestores acreditam que a terceirização possa ser mais eficiente.


Assim, o BPO financeiro já é uma realidade em muitas empresas nas quais os gestores ganharam tempo para focar na saúde, na operação e no sucesso dos seus negócios. As empresas precisam de agilidade em seus processos, já que suas decisões são sempre tomadas com base em métricas.


Os principais motivos para que os gestores optem pelo BPO financeiro são a diminuição dos custos operacionais, o ganho de tempo, maior flexibilidade, melhora da eficiência na gestão e maior especialização à disposição do negócio. Portanto, é preciso abandonar a ideia de que a terceirização só é aplicável a tarefas operacionais.


Para saber se o BPO financeiro é possível para sua empresa, o primeiro passo é conhecer as vantagens trazidas por ele:


  • Melhor controle financeiro: é possível controlar as finanças minuciosamente, pois o serviço será executado por profissionais muito qualificados que sabem lidar com organização de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa. A qualquer momento será possível conferir como estão aspectos como a liquidez, a lucratividade e o nível de endividamento da empresa. Então, será possível não só controlar as entradas e saídas do caixa, mas também obter relatórios com projeções futuras para a melhor tomada de decisões.

  • Diminuição de custos: o serviço sai mais barato do que contratar profissionais para formar uma equipe interna de gestão financeira. O contratante terá acesso a sistemas de gestão, controle de caixa em tempo real e geração instantânea de relatórios.

  • Economia de tempo: O BPO se torna uma alternativa viável por permitir que o empreendedor invista seu tempo nas atividades centrais do negócio enquanto tem a certeza de que sua administração financeira está sendo conduzida da forma mais produtiva.

  • Acesso a dados estratégicos: ele permite fazer um planejamento estratégico muito mais eficiente. Isso porque, com a automação dos processos, os relatórios são obtidos através de alguns cliques. Com o fácil acesso às informações muito mais organizadas e interpretadas é possível obter diagnósticos e projeções de modo a melhorar a performance do negócio.

  • Suporte especializado: uma das principais vantagens do BPO financeiro é o acesso ao suporte especializado prestado por profissionais. Onde eles vão tirar as principais dúvidas dos gestores e colaboradores e orientar a tomada de decisões.

  • Maior flexibilidade: Os serviços relacionados ao BPO financeiro são personalizados, de acordo com as necessidades de cada empresa. Você pode desejar, por exemplo, um serviço mais simplificado, focado a princípio somente no fluxo de caixa. Mas também pode querer um plano com projeções e análises mais complexas.


Como está o controle financeiro da sua empresa? Gostou das vantagens do BPO Financeiro? Venha conhecer um pouco a mais sobre ele!



Fonte: Jornal O Celeiro



Conheça as soluções da DBS Partner para BPO e outros modelos de terceirização clicando aqui.

bottom of page