top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Como fazer a definição de benefícios? O guia para escolher corretamente



A empresa que demonstra se preocupar com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores está no caminho certo para obter bons resultados. Eles podem ser o aumento da produtividade, a redução das taxas de turnover ou as melhorias no clima organizacional.


Para que tudo isso seja alcançado, é preciso saber fazer uma definição de benefícios empresariais de forma estratégica, considerando a satisfação dos trabalhadores e o orçamento do negócio.


Neste post, falaremos sobre os aspectos importantes que devem ser considerados no momento de escolher quais benefícios ofertar aos colaboradores. Além disso, vamos mostrar como eles podem ser uma importante ferramenta de reconhecimento e motivação para os times de trabalho.


Como a escolha estratégica de benefícios beneficia o negócio?


As empresas contam com diversas vantagens ao adotar uma política estratégica de fornecimento de benefícios. A começar pela redução no índice de faltas e atrasos entre os colaboradores. Funcionários desmotivados tendem a fazer com que qualquer situação se torne um motivo para faltar ou chegar tarde no trabalho.


Além disso, benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e plano médico, por exemplo, também influenciam nessa situação, diminuindo o número de afastamentos por doenças e demais complicações.


Outra vantagem dessa definição estratégica é a redução das taxas de turnover, considerada um dos grandes desafios das empresas. Nenhuma delas quer perder funcionários competentes para a concorrência, não é mesmo? Sendo assim, é fundamental fazer com que os talentos se sintam reconhecidos e valorizados.


Por fim, é necessário destacar que os negócios podem até mesmo cortar custos adotando benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação, por exemplo. Para tanto, devem ingressar voluntariamente no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e seguir suas regras. Dessa forma, podem obter isenção de encargos sociais sobre o valor do benefícios e descontos no Imposto de Renda.


O que considerar para a definição de benefícios?


São diversos os benefícios que podem aumentar a motivação e a satisfação dos times de trabalho. No entanto, é preciso fazer um planejamento e utilizar de uma visão estratégica para entender quais deles são mais interessantes.


Cada empresa tem um perfil diferente, e o mesmo pode ser observado com relação aos funcionários. Sendo assim, é fundamental conhecer em primeiro lugar quais as suas principais dificuldades e necessidades para, então, promover ações de incentivo.


Para isso, é possível fazer uma pesquisa de clima, abordando tópicos como:


  • perfil dos funcionários;

  • quais são as suas dificuldades;

  • o que eles consideram como prioridade;

  • o que é preciso para que eles melhorem o rendimento;

  • qual é o seu nível de satisfação com o trabalho, etc.


Após a definição de benefícios, é importante optar por uma empresa especializada em fornecê-los. Para otimizar processos, reduzir burocracias e potencializar resultados, uma alternativa cada vez mais considerada pelas empresas é a terceirização da gestão de benefícios. Dessa forma, a empresa consegue cortar custos, direcionar investimentos e focar em aspectos mais interessantes para o seu core business.


Por que oferecer benefícios aos colaboradores?


Ao contrário do muitos pensam, salário não é o único elemento importante para o trabalhador. O oferecimento de benefícios é um dos que mais despertam interesse nos funcionários. Eles podem representar, inclusive, o incentivo exato que estava faltando para o colaborador vestir a camisa e cumprir com suas tarefas com o máximo de produtividade e qualidade.


Viu só como a definição de benefícios corporativos deve considerar uma série de aspectos? Somente entendendo as necessidades do colaborador, é possível criar estratégias que vão de acordo com o orçamento empresarial.

Além disso, que garantam os resultados esperados em produtividade, retenção de talentos, melhoria do ambiente organizacional, entre outros.



Fonte: Blog vb

bottom of page