top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Conheça 4 vantagens ao dar mais autonomia aos colaboradores

A autonomia no trabalho é um dos requisitos mais procurados entre os candidatos a uma vaga de emprego, seja qual for a ocupação ou o nível dela. No contexto profissional, entende-se essa característica não apenas como a capacidade de tomar decisões por si próprio, mas também como a compreensão acerca dos métodos, da cultura organizacional e do conhecimento prévio da empresa para saber como agir em determinada situação.


Mas do ponto de vista geral, de quais as vantagens uma empresa usufrui ao dar um grau de autonomia maior a seus colaboradores? Listamos alguns desses benefícios a seguir.


1. Aumento na produtividade


Ao colocar em prática sua autonomia, o colaborador consegue definir de maneira mais eficiente quais atividades são prioritárias naquele momento, bem como quais são aquelas que podem ser resolvidas facilmente mais tarde. Com isso, torna-se mais simples focar no que realmente importa. Logo, será possível fazer mais em menos tempo, melhorando a qualidade do trabalho desenvolvido.


2. Agiliza processos


Quem conta com autonomia na hora de desenvolver suas tarefas tem a liberdade de revisar constantemente seus processos. Tal hábito permite que sejam identificadas pontos em que o desenvolvimento das atividades pode ser agilizado.


Além disso, funcionários autônomos têm maior capacidade para resolver problemas quando eles aparecerem. Essa liberdade também agiliza o andamento das atividades, já que na maioria dos casos não será necessária a intervenção de um superior para a resolução do entrave.


3. Auxilia no desenvolvimento de novas habilidades


Essa constante busca pela melhoria nos processos faz com os colaboradores adquiram novas habilidades, muitas das quais eles nem sequer sabiam que tinham. O motivo para isso é bem simples: ao precisar tomar uma decisão ou procurar formas de otimizar suas tarefas, é comum que o profissional vá atrás de novos conhecimentos sobre determinado assunto e, dessa forma, adquira outras competências.


4. Melhora no ambiente de trabalho


Colaboradores com alto grau de autonomia tendem a se sentir mais satisfeitos com o seu ambiente de trabalho. Em locais em que são incentivados a pensar por conta própria e a desenvolver soluções criativas e eficientes para atividades desempenhadas, é normal que o funcionário se sinta parte de tudo aquilo que é desenvolvido dentro da empresa, melhorando a relação com o trabalho.


Isso acrescenta um benefício: uma vez que empresas com um ambiente de trabalho motivador conseguem atrair e reter os principais talentos do seu setor, já que esses profissionais costumam procurar lugares nos quais possam fazer valer suas capacidades e tenham seu esforço reconhecido.


No entanto, por mais benefícios que ela traga, a autonomia deve estar inserida na chamada cultura organizacional da empresa. Ela resume como devem ser as relações entre colegas de trabalho e quais são os valores daquele empreendimento.


Por isso, para que colaboradores disponham de liberdade para tomar decisões, é necessário que eles estejam respaldados por uma cultura que valorize essa independência. Desse modo, a autonomia no trabalho tem tudo para melhorar o dia a dia dos funcionários e os resultados da empresa.


Fonte: Blog VB


bottom of page