top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Dicas de leitura durante o isolamento social

CEOs falam sobre o que estão lendo para se inspirar com diferentes experiências e pontos de vista nos dias de quarentena



leitura pandemia

Com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas estão em busca de bons livros e títulos que inspiram uma boa gestão, além de passar o tempo. O compartilhamento de indicações tem sido uma prática comum nas empresas, assim como o agradecimento público nas redes sociais, mas precisamente no LinkedIn, aonde a troca de conteúdo é natural e quase “obrigatória”.


O co-CEO da transportadora digital Sotran Logística, Charlie Conner, recebeu indicação de livro do diretor de Produtos da empresa, Alexandre Nigri. O título “The hard thing about hard things: building a business when there are no easy answers”, que traduzindo significa, “O difícil das coisas difíceis: construir um negócio quando não há respostas fáceis”. Do autor Ben Horowitz, co-fundador da Andreessen Horowitz, um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício.


Ele dá dicas sobre a criação e administração de uma startup, analisando problemas que enfrentam os líderes, compartilhando ideias para gerenciar, vender, comprar, investir e supervisionar empresas de tecnologia, cultivando e sustentando a mentalidade de um CEO até saber a hora certa de ganhar dinheiro. Já Camilo Telles, CEO e fundador do Antecipa, Fintech de antecipação de recebíveis, sugere: “A man of all markets”, traduzindo, “Um homem de todos os mercados: vencer as probabilidades, de Las Vegas a Wall Street”. Mafia, matemática, Las Vegas, Black and Scholes, Bernie Madoff, Warren Buffet, wearable computing, Feynman no mesmo livro? Sim.


A obra narra a história de Edward Thorp, um homem que reinou entre cassinos e mercado financeiro. Ele já destacava em física, matemática e química na infância e adolescência, com o notável sucesso que foi o método matematicamente inatacável.


Concebendo e implantando fórmulas matemáticas para vencer o mercado, Thorp inaugurou a era das finanças quantitativas em que vivemos hoje. Seguiu os seus estudos até completar um doutorado na UCLA e se tornou professor do MIT. O co-fundador e CEO da Kenoby, software de recrutamento e seleção, Marcel Lotufo, recomenda “Um novo jeito de trabalhar”. De Laszlo Bock, o livro é inspirado nas ideias de bastidores do Google, que ajuda a enxergar de outra maneira a forma de liderar, mostrando detalhes do Recrutamento e Seleção com foco na cultura da empresa. Não é à toa que foi eleito um dos melhores livros de negócios pelo The Economist. Sem dúvida, traz uma visão arrojada, nova e prática de transformação do futuro do trabalho. E por fim, Ulisses Cardinot, fundador da International School, programa de educação bilíngue para as escolas, sugere: “The last arrow”, de Erwin Raphael McManus. A obra apresenta um roteiro para uma vida, que desafia as probabilidades e altera os destinos de pessoas que arriscaram tudo por um sonho.


“Eu me identifiquei muito com esse livro. Além de sonhador, sou prova viva de que se pode concretizar um sonho em realidade. Vivo todos os dias a magia de transformar vidas por meio da educação. Está sendo muito interessante para o meu momento de vida e, sem dúvida, é uma dica de leitura incrível, que vale muito a pena.”



Fonte: Melhor Gestão de Pessoas

bottom of page