top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

9 dicas para reduzir o custo do plano de saúde empresarial

Descubra como economizar com o convênio médico corporativo sem perder os benefícios do plano


Pensando em reduzir os custos com o seu negócio? É comum buscar alternativas em meio à crise, porém, é muito importante saber onde e como reduzir gastos dentro de uma empresa, para que essa estratégia não afete de maneira negativa a produtividade e lucratividade do seu empreendimento. 


plano de saúde

1ª Dica: Migrar para um plano com coparticipação


O plano de saúde com coparticipação é ideal para quem busca economizar com os serviços médicos, especialmente porque os colaboradores terão que custear parte da mensalidade do plano corporativo.

As mensalidades serão mais baratas, entretanto, toda vez que o beneficiário do convênio médico utilizar os serviços do plano, será cobrada uma pequena taxa por cada procedimento realizado. 


Mas por que o plano de saúde empresarial com coparticipação é recomendado como um meio de redução de custos? Neste tipo de contratação os colaboradores são incentivados a utilizar os serviços médicos somente quando precisam, evitando que funcionários utilizem o convênio em situações desnecessárias, já que eles terão que contribuir com o pagamento toda vez que utilizarem o plano. 


2ª Dica: Migrar para um plano com rede regional


Outro fator que influencia diretamente no preço do plano de saúde empresarial é a abrangência, que quando oferece cobertura em todo o território nacional acaba deixando as mensalidades mais caras.


Ao contrário do que muitos pensam, os planos que oferecem atendimento apenas em rede credenciada regional não são necessariamente inferiores àqueles que possuem abrangência nacional, especialmente quando o convênio dispõe de uma rede credenciada qualificada de hospitais, clínicas e laboratórios na mesma região que a sua empresa. 


Um dos maiores benefícios, é sem dúvidas, o preço baixo. Mas além disso, os convênios médicos que contam com a rede de atendimento regional proporcionam seguridade total aos beneficiários, que poderão realizar procedimentos médicos em locais próximos à sua residência e empresa onde trabalham. 


3ª Dica: Migrar para uma acomodação coletiva


Durante a contratação de um plano de saúde empresarial é preciso escolher entre dois tipos de acomodações, que são: enfermaria (quarto coletivo com até 03 pessoas do mesmo sexo) ou apartamento (quarto individual). Mas você sabe o quanto essa escolha influencia no preço do plano corporativo? 


Desta maneira, a maior vantagem em escolher migrar para um plano com acomodação coletiva é a redução considerável no preço das mensalidades, especialmente se o convênio médico possuir coparticipação.


4ª Dica: Propor aos colaboradores uma divisão do custo


É possível que você pense que essa não seja uma boa proposta, ou que de alguma maneira esteja diminuindo os benefícios dos seus funcionários, mas não é verdade. A divisão de custos no plano de saúde empresarial é benéfica para ambas as partes, já que poderá ocasionar a diminuição das mensalidades.


Esta divisão de custos incentiva que os seus colaboradores utilizem os serviços médicos com mais responsabilidade, evitando faltas desnecessárias e proporcionando uma queda na taxa de absenteísmo dentro da empresa. 

 

Funcionários saudáveis e com benefícios garantidos dentro da empresa se sentem mais valorizados e consequentemente se tornam mais produtivos para o seu negócio.


5ª Dica: Migrar para um plano de saúde hospitalar


A segmentação de plano de saúde mais vendida é obviamente a Ambulatorial + Hospitalar com ou sem Obstetrícia, mas você sabe por quê? Esta segmentação define quais serão as coberturas oferecidas, desta maneira quando falamos sobre planos Ambulatoriais, queremos dizer que este convênio oferece cobertura apenas para procedimentos realizados em clínicas ou consultórios. 


Por outro lado, a segmentação Hospitalar garante que o beneficiário do plano de saúde tenha acesso a todos os procedimentos realizados dentro dos hospitais.


Quando as duas segmentações são contratadas juntas o valor do plano de saúde pode se tornar um pouco mais elevado do que o desejado.


6ª Dica: Contratar um plano de saúde com desconto


Buscar os melhores descontos antes de contratar é a melhor maneira de garantir que não está fazendo um mau negócio, e para que você consiga os melhores preços do mercado, a principal dica é comparar preços. 


7ª Dica: Sair de planos Premium com coberturas agregadas (viagem internacional, etc)


Os planos de saúde empresariais Premium são, muitas vezes, a melhor opção do mercado, porém não são os mais acessíveis. Esse tipo de plano corporativo é muito requisitado especialmente por conta dos benefícios que proporciona aos sócios e demais colaboradores de uma empresa. 


Afinal, o plano Premium é um luxo ou um investimento? A maior parte dos planos de saúde Premium oferece cobertura para viagens internacionais, reembolso em todo território nacional e no exterior, além de seguro em casos de furto o extravio de bagagens. 


Esse tipo de benefício dentro de um plano de saúde evita que a sua empresa gaste com a contratação de outros seguros, por isso acaba sendo um ótimo investimento. No entanto, em momentos onde a redução de gastos é necessária, o mais recomendado é evitar coberturas extras, como o seguro para viagens internacionais, e optar por planos com coberturas mais básicas.   


8ª Dica: Buscar um plano de saúde com cobertura odontológica incluída


Normalmente os planos de saúde empresariais que são comercializados com assistência odontológica inclusa oferecem descontos muito atrativos, sendo mais vantajoso contratar o plano conjugado. 


Especialmente quando levamos em consideração os benefícios para os colaboradores da empresa, que passarão a ter cobertura completa para os cuidados com a saúde, por um bom custo-benefício. 


9ª Dica: Sofreu reajuste? Faça uma nova cotação


O reajuste muito alto é o maior problema dos contratantes dos planos de saúde empresariais.


Os índices de sinistralidade são os principais responsáveis pelo reajuste dos planos de saúde empresariais, por isso combater esse problema é o mais recomendado para evitar os valores abusivos.



Fonte: Portal Contábeis


bottom of page