top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Emprego aos 60: conheça 4 dicas valiosas para voltar ao mercado de trabalho nesta idade

Muitas vagas de emprego vêm sendo preenchidas por candidatos com 40 anos ou mais



emprego 40 anos ou mais

 

As tendências do mercado de trabalho estão em constante evolução, e tais mudanças estão refletidas no perfil profissional buscado pelas empresas.

 

Segundo uma pesquisa conduzida pela Gupy em 2021, 10% das vagas anunciadas na plataforma foram preenchidas por candidatos com 40 anos ou mais. Esse dado marca um notável aumento de 217% em comparação com o ano anterior, especialmente nas áreas-chave — como jurídica, contabilidade e recursos humanos.

 

Para Antonio Leitão, Gerente do Instituto de Longevidade, a idade não deve ser vista como fator de limitação ao trabalho. “Ao contrário, as experiências práticas demonstram que eles [indivíduos mais velhos] agregam muito valor para o negócio, ao trazerem ao convívio dos mais jovens a experiência de vida nas atividades laborais e, por vezes, auxiliam no desenvolvimento positivo dos profissionais mais jovens da empresa, sempre com os devidos cuidados do bem-estar”, conclui.

 

É preciso se manter atualizado

 

Não há limitação da vida útil profissional se permanecermos atentos aos sinais de futuro e praticarmos diligentemente nosso aprendizado ao longo da vida, tanto por meio de cursos (nos variados níveis) como pelo autodidatismo, pela curiosidade e pelas vivências.

 

Segundo Prof. Dr. Gustavo Donato, Reitor da FEI e Presidente do Conselho do Instituto Brasil Digital, nos dias atuais, os profissionais enfrentam mudanças sem precedentes devido aos novos modelos de negócios e métodos de trabalho. “Mas equipes multigeracionais preparadas e que combinem inovação com experiência, ponderação e visão são a resposta aos típicos problemas inéditos e complexos do hoje e do amanhã”, comenta.

 

Pensando nisso, o Instituto de Longevidade separou 4 dicas fundamentais para quem tem mais de 60 anos e deseja se reinserir no mercado de trabalho. Confira!

 

1. Destaque suas experiências relevantes

 

Além de manter o seu currículo sempre atualizado, é importante pesquisar bem sobre a vaga à qual está concorrendo, bem como descobrir quais habilidades e conhecimentos serão úteis ao trabalho pretendido. Esta é uma boa tática para destacar as experiências que mais ajudaram em seu desenvolvimento, além das técnicas comportamentais inseridas na área de atuação da vaga para a qual está se candidatando.

 

A partir dessas experiências, será possível provar ao recrutador o quanto o seu trabalho tem valor e poderá auxiliar a empresa.

 

2. Esteja aberto a novos aprendizados

 

Mostre que você está disposto a aprender continuamente ao recrutador. Outra dica é investir em cursos livres ou de atualização para se aperfeiçoar, já que existem muitos cursos gratuitos e/ou on-line que podem ajudar a melhorar ainda mais o currículo. O Instituto de Longevidade, por exemplo, oferece mais de 200 opções para quem deseja ter uma carreira longeva.

 

3. Seja flexível

 

Não só a maneira de executar o trabalho está mudando, mas o relacionamento da empresa com seus colaboradores. O trabalho remoto, que ganhou o mundo durante a pandemia de COVID-19, é um exemplo disso. Ou seja, existe uma habilidade comportamental que deve ser essencial para qualquer profissional que deseja construir uma carreira sólida hoje em dia: a adaptabilidade.

 

As empresas precisam de pessoas que consigam se adaptar a diferentes cenários da mudança em prol da inovação e dos resultados do negócio. Isso significa que o colaborador não deve apenas se satisfazer em fazer bem o seu trabalho, mas também vestir a camisa da empresa e ter o famoso sentimento de dono.

 

4. Comunicação é a chave do sucesso

 

Comunique-se, converse, fale, interaja, pergunte. Mostre interesse e curiosidade sobre o trabalho e quem realiza o trabalho. A comunicação é uma excelente forma de demonstrar o seu valor. E como fazer isso? Acompanhe as empresas do seu interesse nas redes sociais, converse com os líderes de RHs e gestores por meio do LinkedIn ou até mesmo em uma troca de e-mails.

 

Apresente interesse pela vaga e pela empresa e indique como suas habilidades e experiências podem ajudar. Lembre-se: uma boa comunicação, combinada com as dicas já mencionadas, pode abrir portas, independentemente da idade.

 

 

Fonte: Exame

bottom of page