top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Conheça as perguntas mais inusitadas numa entrevista de emprego e 9 dicas para você se preparar

Levantamento da Glassdoor mostra quais questões 'diferentonas' que já apareceram em processos seletivos


entrevista de emprego

Imagine que você está concorrendo a uma vaga de emprego e, em uma das entrevistas, o entrevistador te pergunta: “Você prefere lutar com um pato do tamanho de um urso ou com 100 ursos do tamanho de um pato?” Ou ainda: “Quantas bolas de tênis caberiam dentro de um Fusca?” Ou pior: “Se você fosse um remédio, como seria? Descreva a composição, indicação, contraindicação e reações”.


A primeira reação da maioria dos candidatos é: “Como é?!” Mas, acredite, esse tipo de pergunta é mais comum em processos seletivos do que você imagina, especialmente nas primeiras etapas de programas de estágio e trainee.

A plataforma de vagas Glassdoor levantou 30 perguntas no mínimo curiosas que já apareceram em entrevistas de emprego. O levantamento foi feito a partir de milhares de perguntas postadas por candidatos no Brasil entre os dias 1 de julho de 2017 e 1 de julho de 2019 no site da Glassdoor.

Entre elas, algumas são até ousadas, como “Qual o seu principal defeito de acordo com a sua esposa?” ou “Quem na dinâmica você não contrataria e por quê?”, que podem colocar o candidato em maus lençóis. Mas, a maioria segue duas lógicas principais.

"A maioria dessas perguntas envolve a resolução de problemas incomuns, o que pode ser muito útil para avaliar a capacidade de raciocínio e a criatividade do candidato. Geralmente não existem respostas certas ou erradas. O que o recrutador quer é entender como o candidato pensa e como lida com situações de alto estresse", explica Luciana Caletti, vice-presidente do Glassdoor na América Latina.

Ela lembra ainda que há perguntas comportamentais, que procuram identificar traços mais profundos da personalidade do candidato e verificar se ele tem o perfil que a empresa procura e se se ajustará à cultura da empresa.


“As perguntas feitas refletem também a cultura da empresa e o perfil da pessoa que está te entrevistando. Interessante o candidato pensar o que essas perguntas têm de relação com a companhia e com a vaga”, comenta Luciana.

O Google, por exemplo, é uma das empresas que quer saber se os candidatos conhecem seu negócio. E poderia facilmente aparecer com uma questão sobre “como o Google ganha dinheiro”. O que o recrutador quer saber Questões como “Se você fosse um biscoito, qual biscoito seria?” tem como objetivo, então, identificar traços da personalidade dos candidatos que não seriam facilmente detectadas de outro modo, e entender o nível de criatividade das pessoas.

O que mais importa nas respostas para este tipo de pergunta, segundo Milie Haji, gerente de contas do Grupo Cia de Talentos - uma das maiores empresas em recrutamento e seleção do Brasil -, é a justificativa de porquê você escolheu aquele objeto, animal ou o que for para se comparar.

“O candidato precisa entender que a pergunta faz uma analogia com o ambiente de trabalho e você precisa entender o contexto da empresa e da vaga para a qual está concorrendo para responder”, diz Milie Haji.


“Em uma questão de qual animal seria, responder formiga é bem-vindo se a empresa tem um ambiente colaborativo e você quer dizer que gosta de trabalhar em equipe. Mas, em um ambiente competitivo, pode não ser uma boa”, exemplifica.

No caso de indagações como “Qual a população de mulheres esperada para o Brasil em 2020?", o que o entrevistador quer é entender como o candidato monta o seu raciocínio e não tanto qual a resposta final. “São perguntas que não têm resposta correta, mas mostram a capacidade de raciocínio, como pensa e se comporta o candidato. O examinador vai observar a forma como a pessoa interpreta os dados e formula as respostas. Na maioria das vezes até nem tem resposta”, diz Milie, da Cia de Talentos. Quem tem boa capacidade analítica, portanto, sai na frente nessas questões.

Se não der certo, não se martirize. A executiva comenta que a função das empresas de recrutamento e departamentos de recursos humanos é achar a tampa de cada panela das vagas, ou seja, encontrar os candidatos que melhor se encaixam para aquela função específica. Pode ser que você não seja o candidato(a) mais adequado para aquela posição, mas não significa que não se encaixa em mais nenhum lugar daquela empresa.

“Claro que quando tem vaga aberta tem perfis que são mais adequados a elas. Cada pessoa em sua fase de carreira pode ou não se adequar àquela posição”, diz Milie.

A boa notícia é que plataformas como o Glassdoor já permitem que os candidatos pesquisem sobre o processo seletivo das empresas e se preparem para não serem pegos de surpresa na hora H.

Dito isso, vamos à lista das 30 perguntas mais inusitadas e 9 dicas valiosas para você se preparar para situações como essa: 30 perguntas inusitadas de entrevistas de emprego

  • Qual o seu principal defeito de acordo com sua esposa?

  • Qual seria o seu posicionamento caso o seu chefe lhe mandasse fazer uma atividade que não seria a mais correta?

  • Você prefere lutar com um pato do tamanho de um urso ou com 100 ursos do tamanho de um pato?

  • Quantas bolas de tênis caberiam dentro de um Fusca?

  • Qual a população de mulheres esperada para o Brasil em 2020?

  • Faça uma bula de remédio.

  • Que desculpa você deu para faltar ao trabalho e vir para esta entrevista?

  • Como você daria um feedback negativo da entrevista para você mesmo?

  • Quem na dinâmica você não contrataria e por quê?

  • Como o Google ganha dinheiro?

  • O que o outro candidato diria para você no momento?

  • Em que você contribuiu para a sociedade até hoje?

  • Quantas bolas de basquete cabem num estádio de futebol?

  • Qual é o seu meme favorito?

  • Como você faria para organizar um jantar de 40 pessoas para daqui a dois dias?

  • Como você faz o Brasil um país melhor?

  • Como você lidará com seu maior defeito durante as atividades da empresa?

  • Considerando que você possui uma caixa de entrada com mais de 1.000 e-mails não lidos e só pode responder a 10 e-mails, como você faria para escolher os e-mails a serem respondidos?

  • Como você faria um plano de negócios sem dados nenhum, apenas com suposições?

  • Qual dos dois você prefere: piano ou guitarra?

  • Se você fosse um objeto, qual seria?

  • Se você fosse uma comida, qual seria?

  • Se você fosse um remédio, como seria (composição, indicação, contraindicação, reações)?

  • Se você fosse um filme, qual seria?

  • Se você fosse um super-herói, qual seria?

  • Que tipo de animal você seria e por quê?

  • Que personagem histórico você seria?

  • Se você fosse uma fruta, qual seria?

  • Se você fosse um biscoito, qual biscoito seria?

  • Qual produto da empresa você seria?

Dicas para se dar bem nas entrevistas 1. Seja verdadeiro(a) nas respostas Para Luciana Caletti, do Glassdoor, é importante escolher as palavras certas e a maneira de se comunicar, mas sempre seja autêntico(a). “Você pode escolher como vai se posicionar, mas sempre seja verdadeiro. Muitas vezes é melhor que o recrutador realmente conheça você e veja se você se encaixa ou tem o perfil para a vaga porque, senão, corre o risco de entrar na empresa, mas sofrer por estar em uma posição que não tem a ver com você”, diz. No fim, para a empresa e para você será melhor se entrar em uma vaga na área que realmente gosta e em um cargo compatível com seu conhecimento e perfil profissional. 2. Não tenha pré-conceitos de resposta Qual seu maior defeito? Uma resposta muito comum a essa pergunta é “perfeccionista” porque a maioria dos candidatos acredita que passa uma boa impressão, apesar de ser um defeito. Para Luciana, isso depende muito da vaga para a qual você está concorrendo. O perfeccionista pode ser uma grande barreira para crescer em uma startup, por exemplo, que testa bastante e aprende com os erros, além de incentivar a criatividade. Mais uma vez, o importante mesmo é ser verdadeiro(a). 3. Pesquise sobre a empresa antes Conheça bem a empresa para onde está sendo entrevistado(a), seus produtos e serviços e também o trio valores, propósito e missão. Estude mesmo. Uma dica é ler avaliações de outros candidatos e funcionários – no site do Glassdoor, por exemplo, isso está disponível.

“Entenda a cultura, organização e negócio da empresa. Entender em qual momento a empresa está, se passou por uma fusão com outra companhia, qual o potencial de crescimento do negócio e quais os concorrentes. Para isso, vale ler as últimas notícias”, sugere Milie Haji, do Grupo Cia de Talentos. 4. Veja quem será o entrevistador É comum que as perguntas mais capciosas apareçam nas primeiras etapas dos processos seletivos, geralmente nas entrevistas com a empresa de recrutamento e seleção, com o responsável pela área de recursos humanos da empresa ou com o diretor/gerente da área. Em alguns casos, então, dá para saber com antecedência o nome das pessoas que participarão da conversa. O LinkedIn pode ser uma poderosa ferramenta neste caso.

A dica da Milie, da Cia de Talentos, é pesquisar sobre o entrevistador, qual seu histórico profissional, o que faz na empresa, se é engenheiro ou psicólogo, por exemplo. Isso pode fazer a diferença para entender o modo como a pessoa pode falar com você, o que vai perguntar e o que entende ou não. 5. Conheça a si mesmo Até parece uma dica de autoajuda, mas, na verdade, o autoconhecimento é importante em uma entrevista de emprego porque você vai conseguir ser verdadeiro(a) se se conhecer; justificar melhor suas escolhas nas perguntas de identificação, e também vai entender se esse é um trabalho para você. Não é só a empresa que precisa ver se você tem o perfil, você também deve pensar se a empresa faz seu tipo. 6. Treine para as perguntas de raciocínio lógico É difícil prever quais serão as perguntas que o entrevistador fará. Mas sabendo que poderá ter uma questão de raciocínio lógico, a recomendação das especialistas é se preparar. “Pergunta de raciocínio lógico, é um exercício. Uma vez que você treina um pouco, é muito fácil criar um modelo mental. A minha dica é treinar com alguém que já tenha experiência, que já passou pelo processo, algum mentor da faculdade ou profissional”, diz Luciana, da Glassdoor. 7. Prepare-se com antecedência Essa é a dica mais valiosa de todas: não vá perdido(a) para a entrevista. Os brasileiros estão entre os povos que menos se preparam antes de uma entrevista de emprego. Segundo Luciana, da Glassdoor, nós só reservamos 30 minutos para nos preparar para uma entrevista de emprego. “Converso com muitos líderes de recursos humanos que reclamam das pessoas que chegam para a conversa sem saber nem o que a empresa faz. Essas horas de dedicação podem trazer um resultado melhor”, diz. 8. Pense sobre as perguntas de identificação Se alguém do nada te perguntar qual tipo de bolacha você seria, é possível que você congele. Por isso, vale pensar sobre esse tipo de pergunta antes e em justificativas plausíveis (mesmo que você peça um minutinho para elaborar a resposta). “O que te representa de verdade?”, questiona Milie.

“Qualquer cenário e contexto é análogo a situação da empresa e da vaga e você terá que justificar. Se está concorrendo a uma vaga de liderança, precisa pensar em uma resposta que remeta a isso. Mas, garanta que consegue dizer o porquê de ter feito aquela escolha. Fingir não cola. Você pode até sustentar o fingimento por um tempo, mas é muita energia gasta desnecessariamente”, diz a especialista. 9. Mantenha a calma Manter a calma quando uma pergunta inusitada for feita ajuda na concentração e na elaboração da resposta. Para as respostas que exigem um raciocínio lógico, pare e faça uma análise da situação, não saia falando sem pensar antes, só por nervosismo. Mas, se você já viu em sites que aquela empresa quer respostas rápidas e imediatas, faça isso. Mas não se martirize porque você não falou tudo o que queria, porque eles entendem que você estará sobre pressão.



Fonte: Valor-Investe

bottom of page