top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Veja as profissões com ensino superior mais bem pagas no Brasil em 2023

Ocupações da área da tecnologia também estão no ranking e tiveram a maior valorização salarial entre as carreiras citadas no levantamento da FGV


profissões mais bem pagas

Com salários de mais de R$ 18 mil, os médicos especialistas são os profissionais mais bem pagos no Brasil, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).


Outras ocupações bem remuneradas são a de matemático, geólogo, engenheiro mecânico e desenvolvedor de software. Já os trabalhadores com menor rendimento médio são os professores de pré-escola e outros profissionais de ensino.


O estudo foi feito pela economista e pesquisadora Janaína Feijó, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no 2º trimestre de 2023 em todo o país.


O levantamento da FGV analisou as informações de pessoas que trabalham em empresas privadas, em ocupações que exigem ensino superior. A partir disso, listou as profissões citadas com maiores e menores salários no país (veja os gráficos abaixo).


A pesquisadora também analisou esses valores em relação a 2012. O estudo mostrou que o salário dos médicos especialistas, por exemplo, apesar de ser o maior da lista, caiu 13% nos últimos anos.


Já os desenvolvedores de páginas de internet e multimídia tiveram a maior valorização salarial neste período, apresentando um rendimento médio 91% maior do que há 10 anos.


Para a pesquisadora, esse crescimento é natural devido ao desenvolvimento tecnológico da sociedade, mas também teve um grande impacto da pandemia de coronavírus.


“Na pandemia, as pessoas tiveram que utilizar a tecnologia para comprar produtos, desenvolver suas atividades, e isso gerou uma pressão muito grande nesse setor para que as empresas tornassem suas ferramentas de trabalho mais tecnológicas”, afirma.

O salário dos professores, por sua vez, apresentou um crescimento real ao longo da última década, mas a profissão continua sendo mal remunerada, explica Feijó.


“Embora a gente veja esforços de desenvolver piso salarial, essas profissões ainda estão bem longe do rendimento médio das bem pagas.”


Ocupações mais bem pagas


maiores salários

Ocupações mais bem pagas no Brasil no 2º trimestre de 2023 — Foto: FGV IBRE/Divulgação


Ocupações com menores rendimentos


piores salários

Ocupações com menores rendimentos no Brasil no 2º trimestre de 2023 — Foto: FGV IBRE/Divulgação



Fonte: G1







bottom of page