Pesquisa da Pipo, corretora de saúde, ouviu 432 empresas para mapear as práticas de benefÃcios corporativos no Brasil
Depois da pandemia de covid-19, com o aumento nos casos de doenças mentais como burnout e ansiedade, muitas empresas apostaram na oferta de benefÃcios para auxiliar os profissionais a manter qualidade de vida e bem-estar.
Segundo a Pesquisa de BenefÃcios de Saúde 2023, realizada pela Pipo, corretora de saúde, para 75% dos profissionais de Recursos Humanos, os benefÃcios de saúde mental, inclusive, se tornaram os subsÃdios mais importantes que as companhias podem oferecer neste momento.
O mesmo estudo, que ouviu 432 empresas, entretanto apontou uma contradição: apesar de reconhecerem a importância do tema, 41% das empresas ouvidas não oferecem nenhum benefÃcio de bem estar para os funcionários — seja ele de saúde mental ou fÃsica.
Entre as pequenas e médias empresas, que empregam menos de 500 pessoas, o número é ainda maior, 45,2%.
A oferta de subsÃdios para questões emocionais, como auxÃlio para psicoterapias, é uma realidade de apenas 4 em cada 10 empresas (39,1%). O número é ainda mais baixo entre as empresas menores, com até 500 empregados, caindo para 36,2%.
Quanto o assunto são práticas de atividades fÃsicas, o número de empresas que possuem algum tipo de suporte aumenta consideravelmente para 46,9%.
Mesmo assim, são poucas as que oferecem os benefÃcios de saúde mental e fÃsica de forma combinada, apenas 26,1%. No geral, a maioria (56,5%) opta por oferecer apenas um tipo de subsÃdio relacionado ao bem-estar.
BenefÃcios flexÃveis ainda não são uma realidade
O estudo da Pipo, que busca mapear as tendências de benefÃcios corporativos, também mostrou que os benefÃcios flexÃveis, em que os funcionários podem montar os seus pacotes de acordo com a sua necessidade, ainda não são uma realidade nas empresas brasileiras.
De acordo com a pesquisa, 61% dos pacotes não são flexÃveis e as empresas oferecem opções pré-determinada para os funcionários. Somente 8,6% das empresas oferecem pacotes muito flexÃveis, quando há a oferta de um valor especÃfico e o empregado escolhe em quais categorias pretende gastar.
Ainda segundo os dados, a maioria das empresas pesquisadas (86%) oferece ao menos dois benefÃcios de saúde para os funcionários, como plano de saúde e odontológico.
Mas ainda são poucas que oferecem um pacote completo para os profissionais (17,8), com opção de plano de saúde, odonto, seguro de vida, bem-estar fÃsico e mental.
A oferta de um cuidado mais integral com os funcionários é proporcional ao tamanho das organizações. E, segundo o estudo, entre aquelas que oferecem pacotes mais completos, 73% empregam mais de 500 funcionários.
"Oferecer benefÃcios voltados ao cuidado integral da saúde pode promover efeitos duradouros nos médio e longo prazos nas pessoas, diminuindo o gasto com a saúde dos funcionários no decorrer do tempo", escreveu a empresa no relatório.
Fonte: Exame