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O que é Recruitment Marketing e como ele impacta o RH?

A atração de talentos profissionais sempre fez parte da estratégia do RH, mas ultimamente, está sendo primordial para o crescimento da empresa, sendo reestruturada constantemente para acompanhar as mudanças do mercado e também, dos comportamentos profissionais.


A razão disso é que contratar um profissional de alto desempenho é como adquirir uma joia valiosa.


Esse tipo de colaborador costuma agregar valor, eficiência e inovação aos serviços da empresa. E o recruitment marketing é uma metodologia que auxilia bastante nesse processo!


O que é Recruitment Marketing?

recruitment marketing

O recruitment marketing, ou em português, marketing de recrutamento, é um processo de atração de talentos por meio das técnicas utilizadas pela área de marketing. Com isso, a empresa consegue um maior número de candidatos para o processo seletivo com o perfil adequado para uma vaga.


Para isso, recruitment marketing é composto das famosas etapas do funil de vendas: atração, nutrição, engajamento e conversão.


Durante a jornada do profissional por esse funil, o RH usa diferentes estratégias que visam capturar a atenção e estimular o desejo de trabalhar na empresa.


Qual é a diferença entre Recruitment Marketing e Employer Branding?


Alguns confundem os conceitos de recruitment marketing e employer branding. Podemos dizer que eles são estratégias que se complementam, mas que têm objetivos distintos.


Como dito no tópico anterior, o marketing de recrutamento é direcionado para a atração dos melhores talentos profissionais para a empresa.


Por outro lado, o employer branding é voltado para a construção de uma imagem positiva do negócio no mundo corporativo. Então, podemos dizer que esse conceito é como um “farol” que chama a atenção dos profissionais para a marca, enquanto o recruitment marketing é como o “vento” que os leva até a empresa.


Destrinchando um pouco mais a diferença entre esses conceitos, entendemos que o employer branding afeta também no valuation (valor da marca) da empresa. Dessa forma, o negócio ganha visibilidade.


Como aplicar esse recurso na sua empresa?


O sucesso do marketing de recrutamento depende da implantação de práticas eficientes. Sem essas práticas, esse processo tende a não entregar todo o seu potencial e tampouco se firmar na cultura interna.


A seguir, mostraremos o que deve ser levado em consideração para uma implantação bem sucedida.


Cultura interna


É importante ressaltar que o objetivo do recruitment marketing não é somente atrair candidatos que preencham os requisitos de uma função. Na verdade, esse conceito visa também chamar a atenção de profissionais que tenham valores e perfis alinhados à cultura interna.


Dessa forma, os contratados terão uma boa experiência profissional e serão mais produtivos, além de fortalecerem o relacionamento com a empresa. Para alcançar esse tipo de candidato, é essencial que os anúncios das vagas descrevam a cultura do negócio e sejam customizados de acordo com o perfil do profissional que deseja atrair.


Transparência


A mensagem que a empresa deseja passar para os profissionais deve ser pautada na transparência e sinceridade. Como assim? De nada adianta passar a impressão de que a organização é um dos melhores lugares para trabalhar se essa não é a realidade.


Para evitar essa falsa impressão, o RH pode se perguntar:


· O que a empresa tem a oferecer para os talentos profissionais?

· Quais são os pontos fortes e os fracos da marca?

· Por que trabalhar na empresa faria diferença na carreira de um profissional?


Empatia


A empatia ajudará o RH a entender o ponto de vista dos profissionais em relação à marca, bem como os seus desejos quanto a uma posição dentro da empresa. Por que essa empatia é importante?


Fazendo isso, é possível desenvolver estratégias de divulgação que façam os profissionais percorrerem todas as etapas do recruitment marketing, chegando à conversão ou contratação.


Outra vantagem de conhecer as expectativas dos profissionais é construir uma boa experiência para o processo de recrutamento e seleção.


Métricas


Ao aplicar as técnicas do recruitment marketing, é essencial que o RH use métricas para acompanhar os resultados das campanhas de mídia. Entre as métricas mais eficientes, podemos citar:


· Nível de engajamento com a divulgação das vagas;

· Número que candidaturas que se alinham com o perfil da vaga e a cultura da empresa;

· Taxa de assertividade nas contratações.


Ferramentas


As ferramentas virtuais voltadas para a área de recrutamento e seleção são ideais para promover uma boa experiência no processo seletivo.


É possível também utilizar estratégias que ajudam o RH a segmentar o tipo de profissional que será impactado pelos anúncios das vagas.


Outra tecnologia que pode ajudar no recruitment marketing é o software de gestão de competências. Uma vez que, essa aplicação realiza testes que auxiliam o RH na construção do perfil profissional adequado para a empresa.


Quais são os principais benefícios?


Investimento inteligente


Por meio das técnicas de atração do recruitment marketing, a empresa evita gastar tempo e recursos financeiros com candidatos que não se adequam ao cargo ou a cultura interna.


Sendo assim, o RH realiza investimentos mais inteligentes que trarão um excelente retorno para a empresa.


Aumento do engajamento


Uma campanha feita com o recruitment marketing eleva o engajamento dos candidatos, provocando neles o desejo de ser contratado pela empresa.


O resultado disso são processos seletivos mais produtivos. Afinal, uma disputa saudável entre os candidatos fará com que revelem todo o seu potencial para os recrutadores.


Time de talentos


De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, um profissional de alto desempenho chega a ser 400% mais produtivo do que um de médio desempenho.


Com um processo de recruitment marketing bem estruturado, seguindo as dicas que citamos acima, a empresa construirá um time repleto de profissionais engajados e com senso de pertencimento.


Buscas efetivas


O recruitment marketing torna mais efetivas as buscas por candidatos adequados. Dessa forma, o tempo de contratação sofre uma redução considerável. O resultado disso é mais agilidade nos serviços do time de RH.


No mundo corporativo, a concorrência por talentos tende a continuar. Afinal, o atual cenário empresarial exige que as empresas tenham um capital humano de alto desempenho.


Olhando para o futuro, podemos prever que um time talentoso será primordial para o sucesso ou não de uma organização.



Fonte: Convenia