• DBS Partner

RH precisa ser, mais do que nunca, protagonista nesse momento de incerteza

O novo coronavírus chegou ao Brasil e muito se tem discutido sobre medidas para reduzir a propagação do vírus que já é considerado uma pandemia. Milhares de empresas estão tomando medidas preventivas, visando o bem estar de seus profissionais.



O trabalho remoto se tornou a melhor opção, mas muito ainda vem sendo discutido sobre como manter os níveis de produtividade das equipes.


Um dos setores mais afetados foi o RH, sem dúvida, que, além de se ter a missão de garantir a saúde dos colaboradores, ainda precisa lidar com as novas contratações.


“É um momento de cautela e, algumas vagas, serão congeladas. Porém ainda teremos processos seletivos acontecendo, tudo depende da estratégia adotada pela empresa. É fundamental que a área de R&S esteja preparada para atuar de maneira eficaz”, explica Luana Horchuliki, ex- Ambev, e que assumiu a liderança e diretoria de Gente e Gestão da Kenoby, software de recrutamento e seleção.


De acordo com a profissional, esse momento pela qual passa a área de Recursos Humanos precisa ser, mais do que nunca, protagonista. “Somos responsáveis pelo bem estar das pessoas, da cultura de nossa empresa, e claro pelos empregos. Falamos muito sobre o novo RH, aquele mais conectado com o negócio, estratégico e ágil, esse é momento de colocar em prática”, diz.


Confira dicas para otimizar os processos do setor e ajudar os profissionais a se organizarem, remotamente ou não, sobretudo nesse tempo de crise.


Reavalie seus processos


Aproveite o momento para analisar os principais problemas das equipes, revise os indicadores e pense qual a melhor forma de solucionar esses problemas. Tente olhar de fora e pense: será que seus processos de recrutamento estão otimizados da melhor forma e utilizando a tecnologia ao seu favor? O quanto isso tem colaborado nesse momento para o trabalho remoto?


A tendência é que, cada vez menos, as pessoas precisem se deslocar para postos de trabalho e, por isso, precisamos cada vez mais transformar a nossa forma de recrutar para nos adaptarmos a esse tipo de realidade.


Transformação digital


Ainda falando sobre quanto a tecnologia pode ser usada a nosso favor, analise os pontos mais críticos e procure uma solução tecnológica para eles. Será que seus processos estariam melhores nesse momento com a ajuda da tecnologia? A transformação digital chegou e as empresas que já são aderentes, saíram na frente durante essa crise. O recrutamento, por exemplo, pode continuar sendo feito à distância e possibilitam a aplicação de testes online, análise de currículos automática, entrevistas por vídeo e muitas outras funcionalidades.


Repense os benefícios que a sua empresa oferece


Quando se fala em benefícios para os colaboradores, logo surgem os problemas com budget. Mas, e se você pudesse oferecer benefícios que não custam quase nada? O trabalho remoto, por exemplo, é um método que a muitas das empresas já tem usado para recrutar novos profissionais, mas o home office também é uma opção para aqueles que trabalham diariamente alocados na empresa.


Caso não seja possível, em cargos mais operacionais e que dependem de recursos específicos, repense sobre folgas como uma bonificação para os profissionais. Além de melhorar os níveis de produtividade, você também melhora a retenção de talentos.


Adquira novos conhecimentos


Durante este período de crise, é importante que os profissionais se mantenham atentos às informações. Por isso, é uma boa oportunidade para colocar os conhecimentos em dia e se especializar. Existem uma série de conteúdos sobre o setor, gratuitas, que podem solucionar as dores da sua empresa.



Fonte: Diário do Comércio


#coronavirus #covid-19 #homeoffice #recursoshumanos #rh

VAMOS CONVERSAR

Av. Angélica, 2100, 12º andar, São Paulo, SP 01228-903, Brasil

dbs@dbspartner.com.br   |  Phone: + 5511 3159 0888

© DBS Partner. All rights reserved.