top of page
  • Foto do escritorDBS Partner

Terceirização Financeira: Soluções e Benefícios

O que é Terceirização Financeira?


terceirização financeira

A terceirização financeira é uma solução para empreendedores que não possuem o conhecimento necessário de administração financeira, que precisam de tempo para poder se dedicar à sua empresa e que querem manter a sua estrutura e quadro de funcionários de forma reduzida e simplificada. Isso resulta em otimização de tempo e recursos, afinal, manter o foco no negócio é fundamental para alcançar os objetivos da empresa e o sucesso almejado.


O que faz uma Empresa de Terceirização Financeira?


Uma empresa de terceirização financeira é capacitada e especializada para realizar todos os processos financeiros de uma empresa. Através de softwares ágeis e inteligentes e profissionais altamente especializados em finanças, todos os processos financeiros de uma empresa são realizados de maneira otimizada.


Confira algumas das atividades que mais impactam nos resultados da sua empresa e que podem ser realizados por uma empresa terceirizada:


Contas a pagar: Planejamento e controle das obrigações financeiras de uma empresa. Os pagamentos a credores, fornecedores, bancos, impostos e taxas são planejados e agendados para ocorrerem da data correta. Quando as obrigações financeiras estão em dia, evita problemas com os credores e mantém o funcionamento das atividades.

Contas a receber: Organização e controle dos valores a receber da empresa, provenientes de vendas a prazo e cobrança de valores em aberto. Controlar valores e prazos de recebimento ajuda a garantir que o caixa da empresa tenha disponível os valores necessários para manter suas atividades e efetuar os pagamentos das obrigações junto aos credores.


Fluxo de caixa: O controle de fluxo de caixa é uma das principais operações que o financeiro de uma empresa deve se preocupar. Através das projeções de prováveis entradas e saídas de valores, baseada em registros já realizados, é possível prever situações de emergência e planejar investimentos para o crescimento do negócio.

Emissão de notas fiscais: Emissão e envio de notas fiscais de produtos ou serviços, em cumprimento das legislações, através de softwares modernos e eficientes.


Análise de desempenho do negócio: Acompanhar o desempenho do negócio, através dos resultados e fluxo de caixa da empresa é importante para a gestão estratégica e tomada de decisões. Através dessa análise é possível saber se os resultados esperados pelo empreendedor estão sendo atingidos, se há necessidade de mudanças nas operações e outras questões de melhorias para a empresa.


Quais os Benefícios da Terceirização Financeira?


Sabendo o que é uma empresa de terceirização financeira e tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio, você ainda pode estar com dúvidas das vantagens e benefícios que pode obter com essa parceria. Acompanhe os principais benefícios de contratar essa prestadora de serviços:


1 — Foco No Negócio


Com a terceirização de serviços, a empresa pode empregar mais esforços na sua atividade principal, tornando-se especialista no seu ramo de atuação. Todas as atividades serão direcionadas para inovar no negócio.

Empreendedores e sócios terão mais tempo para expandir networking, fazendo parcerias importantes para o negócio, participar de eventos e cursos que proponha aumentar o conhecimento e especialização dentro do segmento da empresa, entre outras atividades que agreguem valor ao negócio.


Funcionários também poderão centrar seus esforços no que é importante para o negócio, como relacionamento com os clientes, acompanhamento dos fluxos dos processos da empresa de forma mais direcionada, focando no que realmente importa para o crescimento da empresa.


2 — Equipe Especialista Em Gestão Financeira


Uma empresa de terceirização financeira conta com profissionais especializados em administração financeira. Isso garante a qualidade e eficiência nos processos financeiros da empresa.


As atividades de administração financeira, muitas vezes burocráticas, precisam ser realizadas de forma cautelosa e minuciosa. Erros nos processos financeiros podem implicar em perda de capital e prejudicar as atividades da empresa.


Uma empresa terceirizada, além de dispor de profissionais competentes, possui métodos e processos muito bem definidos e organizados para lidar com todas as questões necessárias para uma eficiente gestão financeira.


3 — Redução de Custos


Manter um departamento interno de administração financeira requer altos investimentos em softwares e equipe de profissionais altamente capacitados para o exercício das funções. Uma empresa terceirizada de gestão financeira dispõe de toda a estrutura necessária para oferecer o melhor trabalho na administração de finanças a um custo fixo e pré-determinado no fechamento de contrato.


4 — Simplificação da Gestão de Funcionários


A equipe de administradores financeiros não possui vínculo com a sua empresa, e sim com a empresa terceirizada. Dessa forma, os custos de treinamento, contratação, folha de pagamento e encargos trabalhistas são de responsabilidade da empresa contratada. Além disso, você não precisa se preocupar se um funcionário da empresa se desligar das suas atividades.


Você poderá focar na simplificação da gestão de funcionários que estão diretamente ligados à atividade principal da sua empresa no que diz respeito desde a contratação e treinamentos até a administração de cargos e salários desses profissionais.


5 — Maior Competitividade E Crescimento Dos Negócios


Com a possibilidade de direcionar o foco e esforços para a atividade principal da empresa, otimizar processos da gestão financeira, ter uma equipe especialista cuidando das finanças empresariais e reduzir custos com a contratação de funcionários e softwares especializados, o resultado é maior crescimento e sucesso nos negócios.


No cenário atual, dispor de vantagens competitivas é importante para lidar com as mudanças que ocorrem rapidamente no mercado e com o aumento da concorrência.


Conheça as soluções da DBS Partner para terceirizar as finanças de sua empresa clicando aqui.



Fonte: Jornal Contábil


bottom of page